quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bolinho caipira é tradição em quermesses de São José, SP

Quitute é destaque no cardápio das festas juninas da cidade. Confira receita do bolinho com farinha de mandioca e carne moída.

Destaque entre os quitutes juninos, o bolinho caipira é um dos itens mais procurados nas quermesses de São José dos Campos. A tradição dos bolinhos na cidade começou há mais de cem anos, juntamente com as festas promovidas pelas igrejas e comunidades.
No Arraiá do Frederico, um dos mais tradicionais da cidade, o destaque é o bolinho feito com farinha de mandioca e recheio de carne moída. Essa receita é feita há mais de 50 anos pelo casal Jandira e Pedro da Silva. "Aprendi a fazer o bolinho na festa de São Benedito, fazia com a carne crua sem misturar, separando a massa da carne. Foi o carro-chefe da quermesse", conta Jandira, de 86 anos.
Segundo a família do casal, a procura pelo quitute tem aumentado cada vez mais. Neste ano, eles chegaram a produzir 12 mil bolinhos em cinco horas de festa. Durante todo o mês de quermesse, são feitas mais de 80 mil unidades do alimento. Toda a produção leva cerca de 15 horas para ser concluída, mas para a família, o esforço vale a pena. "O mais gostoso é estarmos reunidos para fazer os bolinhos", diz Maura da Silva, filha do casal.
Benedita também trabalha no Arraiá do Frederico e aderiu à tradição dos bolinhos. Segundo ela, a massa feita com farinha de milho e mandioca não pode ser congelada - ela deve ser feita na hora e ir para a panela. Já o recheio inclui carne moída temperada com cheiro verde, orégano e alho.
Mas para ela, o maior segredo é a dedicação no preparo. "O nosso maior segredinho é o nosso carinho. Além de todos os temperos fresquinhos, colocamos uma uma pitada de amor", diz.
O Arraiá do Santo Antônio, onde o bolinho é oferecido, vai até o dia 13 de junho. A festa acontece na rua Coronel José Monteiro, n°713, no Centro. Além, do asilo, ainda há quermesses na Paróquia Santo Agostinho no Urbanova, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade no Vista Verde, Catedral São Dimas e a Paróquia Sagrada Família na Vila Ema.
Confira a receita do bolinho de São José dos Campos
- 1 kg de farinha de milho
- 2 xícaras de farinha de mandioca
- 1 xícara de óleo
- Sal
- Água
- 750gr de carne moída
- Cheiro verde
- Orégano
- Tempero de alho
- 2 cebolas

Modo de fazer
Vá misturando os ingredientes um de cada vez. Primeiro a farinha de milho, depois a de mandioca, o óleo e o sal. Em seguida, vá colocando a água aos poucos até a massa ficar lisa e úmida. Enrole-a com cuidado para a massa não rachar. Abra a massa e coloque a carne moída que já deve estar misturada ao cheiro verde, orégano, tempero e cebolas. Faça pequenos bolinhos e frite.
FONTE..G1 Vale do Paraíba e região

Acesse o site
www.caraguaonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário