Balanço do Ministério da Educação divulgado na tarde da última quinta-feira (6) revela que apenas 3 dos 122 cursos de graduação oferecidos na região são considerados ótimos. As avaliações têm como base a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado.
Os cursos que receberam nota máxima no Conceitos Preliminares de Curso (CPC) são os de engenharia mecânica e civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (Unip), todos oferecidos em São José dos Campos. Outros 81 cursos foram considerados satisfatórios e receberam notas 3 ou 4, no índice que vai de 1 a 5.
Ao todo, 24 cursos foram considerados insatisfatórios pelo MEC, porque ficaram sem conceito ou com notas 1 e 2. O MEC informou ainda que 17 cursos oferecidas pelas universidades da região não eram reconhecidos até setembro deste ano.
A composição do CPC tem três pesos: 55% da nota corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.
Faculdades
O levantamento avaliou 34 instituições de ensino superior do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Bragantina. Além de receberem o conceito por curso, elas também aparecem no Índice Geral de Cursos (IGC), um ranking por universidade. A única com nota máxima é o ITA, que ficou com conceito 5 no IGC 2011.
Outras seis faculdades receberam conceito 4, também considerado satisfatório, mas a maioria das universidades da região recebeu conceito 3. O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário