quinta-feira, 30 de maio de 2019

166ª Festa Social de Santo Antônio tem Elevação da Matriz a Santuário

Começa no próximo dia 30 de maio, às 19h30, com a cerimônia de Levantamento do Mastro de Santo Antônio, a 166ª Festa Social do Padroeiro de Caraguatatuba. Além das atrações já tradicionais, como a Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, Casamento Comunitário e Festa Social, esta edição será marcada pela elevação da Paróquia a Santuário Diocesano, o primeiro do Litoral Norte. Também serão entregues as obras de revitalização do Morro Santo Antônio.
A cerimônia de Elevação será realizada no dia do santo, 13 de junho. A Paróquia ganhará o grau de Santuário Diocesano.  O Ato Cívico marca o início da Celebração às 8h, seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada pelo Pároco Reitor, Padre Beto, com a presença de autoridades eclesiais e civis.
Nesta data, o público poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula, um novo Relicário para expor de forma permanente a Relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.
Também retorna à cidade a imagem secular de Santo Antônio após ser totalmente restaurada, com resgate de suas características originais.
A Trezena em louvor ao Padroeiro começa dia 31 de maio e segue até o dia 12 de junho, às 19h30, de segunda a sábado e às 20h aos domingos. Também devem ser distribuídos mais de 17 mil pães de Santo Antonio, sendo 10 mil só na Missa e Procissão do Padroeiro, na noite do dia 13.
A programação da 166ª Festa de Santo Antônio contará também com a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, no dia 9 de junho, com saída da Igreja Matriz, às 8h, e Missa Campal no Morro às 10h. Ao término, Padre Beto deve pular de paraglider com a imagem peregrina do Padroeiro, para abençoar a cidade do alto.
 Revitalização
 Dentro da Caminhada Penitencial, os presentes poderão conferir a subida do Morro Santo Antônio totalmente revitalizada.
Foram feitas melhorias na pavimentação, construção de mirantes com pergolados, bancos, decks ecológicos, aparelhos de ginástica, lixeiras. Está prevista ainda a instalação de rampa de estrutura metálica para a prática de voo livre.
Além disso, foram colocadas guias e sarjetas ao longo do trecho de aproximadamente 1,5 km. O investimento feito foi de R$ 539 mil. A segunda etapa da obra prevê a instalação de iluminação pública em todo o trecho.
No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, com o disputado Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.
 Social
 Durante todos os dias da festa haverá som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, terá o Prata da Casa especial com a apresentação de artistas locais, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som será da Banda Municipal Carlos Gomes.
A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
O secretário da Setur, Cristian Bota, destaca que as festividades do Padroeiro são esperadas por todos, pois é um evento tradicional que acontece há muitos anos e faz parte do Calendário Anual de Eventos, por meio da Lei 1.971/11. “O prefeito Aguilar Junior  fez várias reuniões para que a Festa de Santo Antonio seja cada vez melhor, pois contribui muito para que a sazonalidade seja amenizada durante a baixa temporada”.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo destaca que junto com a programação musical aos finais de semana, o Largo da Igreja Matriz de Caraguatatuba será enfeitado pela equipe de criação da fundação.
O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.
A Paróquia de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro. Mais informações (12) 3883.6688ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Serviço
166ª Festa Social de Santo Antônio – Padroeiro de Caraguatatuba
Levantamento do Mastro de Santo Antônio
Dia – 30/5 – às 19h30

Festa Social
31/5 a 30/6

Apresentações Musicais
Prata da Casa Especial 
Às sextas-feiras
31/05 a 28/06 – 20h30
Banda Municipal Carlos Gomes
Aos sábados
01/08 a 29/06 – 20h30

Rito Religioso/Inauguração
09/06 – Caminhada Penitencial
8h – Saída da Igreja Matriz
9h – Entrega Revitalização subida do Morro Santo Antonio
10h – Missa Campal – Morro Santo Antônio

13/6 – Dia do Padroeiro
8h – Ato Cívico
9h – Santa Missa de Elevação – Dedicação da Igreja e do Altar
18h – Santa Missa e Procissão em honra ao Padroeiro – (Pães e Bolo de Santo Antônio)
15/6 – Casamento Comunitário
11h – Após a Celebração – Bolo de Santo Antônio
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário