segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Programa Cultura Ensina no MACC faz sucesso com estudantes da rede pública

A história de Caraguatatuba relatada pelos contadores de história Nhá Rita e Leco Borda fez sucesso com a garotada da Escola Estadual  Comendador Mario Trombini no primeiro dia de visita do Programa Cultura Ensina no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
Com um jeito único e divertido de contar as lendas da região, os contadores levaram as crianças às gargalhadas e caíram no gosto da turma, que afirmou, em peso, ter sido sua parte favorita. E para a farra ficar completa, a dupla caiçara Nhá Rita e Leco Borba chamou as crianças para interagir na encenação da “Lenda da Pedra do Jacaré”.
“Eu gostei bastante do teatro, mas gostei também de saber sobre a história de Caraguá e a catástrofe de 1967, já que eu sou nova na cidade”, contou a aluna Ana Clara Silva, 12.
Já o jovem João Vitor, 11, afirmou ser um visitante de carteirinha do museu, e que sempre que pode faz uma visitinha “Eu gosto do teatro e das exposições. Gosto também de ver a maquete e ouvir a história da cidade”.
Ao todo, foram 36 alunos, do 6º, 7º e 8º ano da escola Comendador Mario Trombini, que fica na Ponte Seca. Para a professora de história, geográfica, sociologia e filosofia da turma, Rose Vanni, levar as crianças para fora da sala de aula é um diferencial e isso que deveria acontecer mais vezes. “É muito importante para eles adquirirem esse conhecimento extra”, completou.
Para a grande maioria a visita técnica foi o primeiro contato com o museu e com a história da cidade, mas uma garantia que todos deram é que saíram satisfeitos e que pretendem voltar mais vezes.
“Eu gostei de tudo, tudo mesmo. Sou apaixonada por história e geografia, então gostei bastante de saber mais sobre a cidade, ver as exposições e fotos. Espero voltar mais vezes”, disse Nágyla Hellen, 13.

Cultura Ensina
O programa tem o intuito de aprimorar a formação lúdica e artística das crianças e adolescentes. Ele atende alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e visa proporcionar a possibilidade de aproveitamento cultural por meio do acesso a experiências educativas em diferentes instituições culturais e artísticas (bens e produções) presentes no Estado de São Paulo.
Em Caraguatatuba, o Programa Cultura Ensina tem parceria da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural com a Diretoria de Ensino. As visitas serão realizadas todas as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Até novembro, mais de 1 mil alunos das escolas estaduais do Litoral Norte devem passar pelo MACC.
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário