sexta-feira, 6 de julho de 2018

Praia do Centro de Caraguá recebe Corrida de Canoa Caiçara no dia 22


A tradicional Corrida de Canoa Caiçara está chegando. Em sua 21ª edição, a prova ocorre no domingo (22), às 9h, na Praia do Centro, como parte das comemorações do Festival do Camarão de Caraguatatuba. A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para todos os participantes. Este ano, a estimativa é que o número de pessoas na água supere o do ano passado.
O evento é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e tem como intuito o resgate e a preservação das tradições caiçaras no município.
As inscrições para o torneio são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer pessoa, munida de um documento com foto no dia da prova, até 30 minutos antes do início da largada. Quem não tiver canoa pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundacc.
Cada série irá ocorrer de acordo com o número de participantes, alternando entre as modalidades individual, dupla, trio, misto e infantil com distâncias que variam entre 500 metros e 1 quilômetro, de acordo com a maré.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, manter a Corrida de Canoas é manter uma tradição. “É a história do povo caiçara, do pescador que todo dia sai ao mar para trazer o alimento. Por isso a Fundacc sempre vai apoiar esse evento”.

21º Festival do Camarão
Este ano o 21º Festival do Camarão será realizado em dois finais de semana, de 11 a 15 e 19 a 22 de julho, a partir das 11h, exceção da abertura que será às 18h do dia 11.
Outra novidade é que nesta edição será comercializado também pastel de queijo e batata frita, para melhor atender o público que gosta de participar do festival, mas que não consome o crustáceo. A festa ainda contará com 20 barracas para pratos feitos à base do camarão, duas para doces e a Tenda das Artes, com artesanatos de artesãos locais, além de atrações musicais e performances de dança.
O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro.
O evento visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial, arraigado à vida pesqueira dos caiçaras de Caraguatatuba e tem o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, além de reunir os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais e registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário