quarta-feira, 20 de junho de 2018

FUNDACC ABRE INSCRIÇÕES PARA EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO NO 21° FESTIVAL DO CAMARÃO

Foto: JC Curtis/Fundacc
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba  está com inscrições abertas para artesãos interessados em expor seus produtos na Tenda das Artes durante o 21º Festival do Camarão que será realizado entre os dias 11 e 15 e 19 e 22 de julho. São 30 vagas para profissionais que trabalham com artesanato. O edital está publicado no link http://www.fundacc.sp.gov.br/21-festival-do-camarao-regulamento-de-artesanato-tenda-das-artes/.
As inscrições devem ser entregues na sede da fundação, à Rua Santa Cruz, 396, Centro de Caraguatatuba, até o dia 25 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É necessário levar a ficha de inscrição, fotos do produto a ser exposto e comercializado, cópias do RG, CPF e comprovante de residência do artesão.
A comissão avaliadora ressalta que este é um festival de cultura tradicional, por isso, os produtos das inscrições serão avaliados pela ótica da Cultura Tradicional Caiçara, contemplando produtos inspirados na Mata Atlântica, no universo do homem caiçara e no mar.
“Não é qualquer produto que poderá ser exposto ou comercializado. Não será somente o produto que conta no momento da avaliação, mas também a forma de produzi-lo, a relação com o local de origem, o material utilizado, a forma como foi aprendida a técnica”, destaca o material do edital.
Ainda de acordo com a publicação, peças criadas e produzidas por meio de oficinas de artesanato, em cursos, “programas de resgate”, programas oficiais, programas de televisão, por revistas etc., não são considerados de tradição. Inscrições com esse teor serão reprovadas.
Importante destacar que o recebimento da inscrição não garante a participação. A comissão também avaliará os trabalhos dos artesãos inscritos e comunicará até o dia 3 de julho a lista dos artesanatos aprovados.
No total, serão cinco estandes para o artesanato identitário, sendo que cada um comportará até três mesas, oferecidas pela Fundacc, para atender até seis artesãos.
O critério para efetivação das participações na Tenda das Artes segue a ordem do artesanato que mais estiver no perfil da proposta do 21° Festival do Camarão; de entrada das inscrições e o número de vagas.
O 21°Festival do Camarão é uma realização da Fundacc e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. O evento visa à valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial, arraigado à vida pesqueira dos caiçaras de Caraguatatuba.
Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, após o período de defeso; o Festival do Camarão, hoje, reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.
Ele é considerado um dos mais importantes do calendário municipal, atraindo munícipes e turistas para a degustação de pratos à base de camarão e, principalmente, para prestigiar a programação cultural que inclui a corrida de canoa caiçara; a casa do caiçara; a casa da farinha; a demonstração do Caraguatá e seu xarope; o feitio das redes de pesca artesanal; a exposição de artesanato identitário, na Tenda das Artes e exposição audiovisual dos patrimônios imateriais do município, além de apresentações de grupos artísticos e tradicionais da região.
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário