O Dia do Radialista é comemorado oficialmente em 7 de novembro, após um decreto do ex-presidente Lula para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. Por isso, nesta terça-feira, 7, às 10h, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - inaugura a Exposição “Tributo ao Rádio” para lembrar desse profissional tão importante na difusão de notícias. Entre os convidados estarão alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental ‘Prof. Alaor Xavier Junqueira’.
O rádio foi de grande importância nos lares brasileiros para levar informação aos locais mais inóspitos, longe das grandes cidades. Mesmo após a chegada da televisão, em 1950, o rádio continuou sendo o meio mais popular de informações.
O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do Centenário da Independência do País, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala do então presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Porém, só começou a operar em 30 de abril de 1923 com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires (Argentina), instalado na Escola Politécnica, na então capital federal.
As peças da exposição foram disponibilizadas pelo colecionador Valdemir Garcia, conhecido popularmente como Val da banda. São 20 rádios com datas de 1930 a 1980, além de exemplares de rádios valvulados.
Com um acervo calculado em mais de 5.000 peças, Val não coleciona somente rádios. Dentro de seu acervo também são encontrados gramofones, vitrolas, relógios de paredes, brinquedos antigos e máquinas fotográficas.
Serviço
Abertura da Exposição “Tributo ao Rádio”
Dia: 7 de novembro
Horário: 10h
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Rua Altino Arantes, 72, Centro
Informações: (12) 3883.9980
FONTE. FUNDACC
Nenhum comentário:
Postar um comentário