quarta-feira, 5 de julho de 2017

Participantes de Festival do Camarão e Festa da Tainha fazem Curso de Manipulação de Alimentos da Fundacc


Mais de 200 pessoas que vão trabalhar no 20º Festival do Camarão e 14ª Festa da Tainha, que serão realizadas este mês, em Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (3), na Fundacc - Fundação Educacional e Cultural, do Curso de Manipulação de Alimentos. No total, são nove dias de eventos gastronômicos.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados com as barracas nas festas estão a participação nas reuniões preparatórias de organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras. Todos receberão certificado com validade de um ano.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância do curso para atender os mais de 50 mil visitantes que devem passar pelo Festival do Camarão que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho na Praça da Cultura (Praia do Centro). “Organizamos o curso para que o festival seja cada vez melhor para nossa população e visitantes”.

Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, ressalta a necessidade de capacitação dos pescadores e seus familiares que estarão à frente das cozinhas. “É sempre importante se capacitar e ter mais segurança quando se mexe com alimentação”.

Presente na abertura, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, observa que sua pasta tem procurado fazer o melhor para o atendimento à comunidade pesqueira. “A gestão Aguilar (Junior) tem um olhar mais humanizado para fomentar a pesca”.

O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foi ministrado pela nutricionista Fernanda Cardoso Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Segurança Alimentar, que contou, ainda, com a participação do secretário Jonas Fontes. Ela orientou os participantes em relação a uso de equipamentos básicos como touca, luvas, não ter barba ou pelos, usar a roupa de trabalho só na hora que estiver na barraca, entre outras.

A expectativa dos organizadores – Fundacc e da Associação dos Pescadores do Camaroeiro - é a comercialização de cerca de 6 toneladas do crustáceo que é a sensação da festa.

Expectativa

Para os pescadores da barraca, o curso traz a capacitação e a orientação necessária para oferecer um bom trabalho para a população, como explica a dona Elza Maria Monteiro, de 50 anos, que participa do Festival do Camarão há 20 anos. “Melhorou muito o meu atendimento. Antes gritávamos dentro das barracas para anotar os pedidos, hoje é tudo feito por comandas e senhas, tornando o ambiente mais agradável”.

Dona Elza ainda explica que no começo do festival não havia cursos e o produto final poderia trazer riscos a quem consumia já que os ‘barraqueiros’ não sabiam a forma correta se manusear os alimentos. “Cada dia me ajuda mais, hoje eu sei trabalhar direitinho por causa do curso”.  

Um ponto abordado durante a capacitação foi o armazenamento da comida, o que chamou a atenção de dona Eloisa Rolim do Amaral, de 50 anos, que participa com uma barraca no Festival do Camarão. “Muitas vezes a gente só coloca o alimento na geladeira e acha que está certo”.

Já para cozinheira Cirlândia Maria da Silva, de 36 anos, que trabalhará nos Festivais da Tainha e do Camarão, o curso ajuda na organização das barracas. “Tem que ter o curso para sabermos nos organizar na cozinha, saber trabalhar”. 

A técnica em nutrição, Thais Monteiro Nascimento, de 21 anos, filha da ‘barraqueira’ Elza, afirma que o mais importante é a atenção que se dá à segurança do produto final. “Um fica atento ao outro, principalmente na questão do armazenamento”, destaca a jovem que trabalha com outras nove pessoas na barraca de sua família. 
  
Tainha

A tradicional Festa da Tainha será realizada entre os dias 6 e 9 de julho,  no Entreposto de Pesca, no bairro Porto Novo. A previsão de consumo é de 12 toneladas do peixe, em forma dos famosos pratos caiçaras, como a tainha recheada, a tainha assada espalmada, filé ao molho de camarão e catupiry, moqueca de tainha, entre outros. Também será comercializado o peixe fresco.

A Festa da Tainha é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e Conselho Municipal de Turismo (Contur).

Serviço

Festa da Tainha
Quinta-feira (06/07) – Das 19h às 0h
Sexta-feira (07/07) – Das 11h às 0h
Sábado (08/07) – Das 11h às 0h
Domingo (09/07) – Das 11h às 0h

Serviço: Entreposto de Pesca do bairro Porto Novo
Rua Izamira Pinto Santana, 708

Mais informações sobre o 20º Festival do Camarão http://www.fundacc.sp.gov.br/festival-do-camarao/

Festival do Camarão
Quarta – feira (12/07) – das 17h às 23h59
Quinta – feira (13/07) – das 10h às 23h59
Sexta – feira (14/07) - das 12h às 23h59
Sábado – (15/07) - das 12h às 23h59
Domingo – (16/07) - das 9h às 23h59  
FONTE. FUNDACC

ACESSE O SITE. WWW.CARAGUAONLINE.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário