domingo, 9 de março de 2014

Vacina contra o HPV começa a ser aplicada nesta segunda-feira


Em SJC, vacinas serão aplicadas em alunas de 208 escolas da rede pública. 
Vírus pode provocar câncer de útero e é transmitido por relação sexual.

Nesta segunda-feira (10) começam a ser aplicadas as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 11 e 13 anos, na rede pública de saúde. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. A maioria dessas jovens deve receber as doses nas escolas, mas elas também estarão disponíveis nos postos de saúde.  
De acordo com o Ministério da Saúde, foi determinada essa faixa etária para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imonológica. Para tomar a vacina nas escolas, as meninas deverão ter a autorização de pais e responsáveis. Em todo o Estado devem ser vacinadas 808,3 mil meninas. Dessas, 46 mil são da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Em São José dos Campos, as vacinas serão aplicadas nas alunas de 208 escolas da rede pública e também nas escolas particulares. Ao todo, 15.600 adolescentes devem receber as doses na cidade. Para as meninas nessa faixa etária, que não receberem a vacina na escola, também será possível encontrar a vacina nos postos de saúde, das 8h às 17h.
Em Jacareí, a dose também vai ser aplicada em todas as escolas das redes municipal, estadual e particular. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 5.000 meninas. O departamento de Vigilância à Saúde definiu um cronograma para a visita nas escolas. A vacina também será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde. Para receber a dose basta comparecer à unidade com documentos pessoais. Outras Informações pelo telefone (12) 3955-9623.
Em Taubaté, a campanha será realizada em todos os postos com sala de vacinas no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os postos que aplicarão a vacina são: Três Marias 1, Três Marias 2, São Pedro, Bosque da Saúde, São João, Marlene Miranda, Belém, Baronesa, Independência, Bonfim, Santa Teresa, Quiririm, Aeroporto, Esplanada, Mourisco, Vila Marli, Santa Isabel, Jaraguá, Gurilândia, Ana Rosa, São Carlos, Pamo Central e Registro.

Cronograma
Nessa etapa será distribuída a primeira dose da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira. A recomendação é que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos.

No ano de 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir do ano de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade.

Prevenção
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto - é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.
FONTE. Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário