segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

'Neste momento não haverá racionamento de água', diz Alckmin

Afirmação foi feita neste domingo (9) em visita do governador a Taubaté.
Nível do Sistema Cantareira caiu abaixo dos 20%; menor índice histórico.


Governador fez a afirmação durante visita a
Taubaté, no interior de São Paulo
(Foto: Reprodução/ Tv Vanguarda)

Em visita ao Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (SP) disse que não está previsto racionamento de água neste momento no Estado. A afirmação foi feita neste domingo (9), momento em que o reservatório do Sistema Cantareira caiu abaixo dos 20% e atingiu o menor nível da história, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Durante entrevista coletiva, após visita à linha de produção do novo veículo lançado pela Volkswagen, Alckmin disse que aposta na colaboração da população durante as campanhas para que o desperdício de água seja evitado. "Neste momento não haverá racionamento de água. O que estamos fazendo é uma campanha para evitar o desperdício, então entendo que com essa campanha e todos colaborando, não vai faltar", disse o tucano, que também foi a Taubaté assinar o convênio para ampliação da atividade delegada.
A Sabesp classifica o cenário do Sistema Cantareira como "preocupante" e anunciou na última semana desconto de 30% para quem economizar água. Formado por quatro represas, o sistema é responsável por abastecer casas de mais de 8 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
O objetivo da campanha é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos por esse sistema e a informação está disponível na conta de água.
A média de consumo diário é de 161 litros por habitante. A campanha pede que esse valor seja reduzido para 128, ou cerca de 20%.

Chuva
O governador classificou ainda o momento como 'excepcional' e que aposta na previsão de chuva para normalização da situação.

"Há uma expectativa daqui a duas semanas de chuva. Mas é claro que é um momento excepcional porque no verão chove muito e temos agora um verão com muito calor e zero chuva. Por isso reitero que todos têm que evitar o desperdício, assim não vai faltar", completou.
Acima foto da represa de Vargem em novembro de 2009 e abaixo imagem registrada nesta quinta-feira (6) em ponto próximo ao primeiro registro do internauta. (Foto: José Luiz Borriero/VC no G1)
Acima foto da represa do Sistema Cantareira em novembro de 2009 e abaixo imagem registrada na última quinta-feira (6). (Foto: José Luiz Borriero/VC no G1)
FONTE.Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário