Em 2014, foram 367 salvamentos e nove mortes por afogamento no estado.
Projeto visa transmitir noções de salvamento e de primeiros socorros.
No sábado (18), surfistas foram orientados na Praia Martim de Sá. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Os surfistas do litoral norte de São Paulo estão sendo treinados por guarda-vidas para evitarem afogamentos nas praias durante a temporada de verão. Somente neste ano, foram 367 salvamentos e nove mortes por afogamento nas praias do litoral do estado.
As atividades de orientação são desenvolvidas por meio do projeto Salva Surf. O curso é gratuito e ministrado por bombeiros, que transmitem aos inscritos noções de salvamento e primeiros socorros em casos de afogamentos. No sábado (18), os surfistas receberam orientações na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba
.O curso envolve teoria e prática com noções básicas de salvamento no mar. As atividades são abertas a todo o público, mas especialmente direcionadas a surfistas e professores de educação física.
"Os salvamentos acontecem 90% nas correntes de retorno e os surfistas conhecem bem essas correntes de retorno, que é onde ele entra com mais facilidade no mar. Então, se ele se deparar com banhistas nessas correntes de retorno ele pode orientar essas pessoas que saiam, tendo uma atitude prevencionista, evitando os acidentes", explicou o tenente João Rapaci, do Corpo de Bombeiros.
O surfista Otavio Galdino pratica o esporte há 15 anos e repete o curso do 'Salva Surf' sempre. "Às vezes você se depara com uma ocorrência de uma pessoa se afogando e aí você está apto a fazer alguma coisa", afirmou.
No próximo sábado (25), a Praia Itamambuca, em Ubatuba, também receberá o curso. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora. Outras informações pelo telefone (12) 3887-3151
FONTE.:Do G1 Vale do Paraíba e Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário