terça-feira, 12 de novembro de 2013

Estudantes participam de palestra sobre drogas


O produtor musical João Guilherme Estrella conversou nesta terça (12/11/2013) sobre dependência química com os alunos dos 9º anos de nove escolas municipais. A palestra foi realizada no Teatro Mario Covas, no Indaiá.
João, cuja história inspirou o roteiro do filme “Meu nome não é Johnny”, estrelado pelo ator Selton Mello, em 2009, falou sobre sua experiência como ex-dependente químico e ex-traficante. Em seguida, respondeu às perguntas de vários alunos.
Atualmente com 50 anos, o produtor musical contou que usou drogas por 20 anos. Foi condenado a quatro anos de prisão e cumpriu dois anos de pena. Sofreu ameaças de morte enquanto estava preso, salvou colegas de cadeia da morte e presenciou presidiários enlouquecerem pela perda da liberdade. “O álcool é responsável por milhares de acidentes de trânsito, mortes, brigas, violência doméstica, entre outras situações”, afirmou.
A secretária da Educação Ana Lúcia Bilard Sicherle afirmou que a rede municipal de ensino tem o compromisso de orientar os estudantes sobre dependência química e de combater o uso de qualquer tipo de droga.
A estudante Laís Pereira Mello, 14 anos, disse que a história de vida do palestrante e sua luta contra as drogas são interessantes. “É uma situação muito difícil de enfrentar. Mas ele demonstrou que não é impossível sair dessa”, afirmou.
O professor Rafael Romero acredita que o combate às drogas deve ter envolvimento dos pais, comunidade e principalmente dos alunos. “A palestra foi muito positiva para mostrar que o envolvimento com drogas para levar uma vida de luxo, impõe um preço muito alto: a dependência química, a prisão e, muitas vezes, leva à morte”, avaliou.
A palestra foi organizada pela secretaria de Educação, com o objetivo de reforçar o trabalho de prevenção realizado nas unidades escolares.
Escolas – Participaram da palestra alunos  dos 9º anos das escolas Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá), Profª Antônia Antunes Arouca (Massaguaçu), Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), Benedita Pinto Ferreira (Casa Branca), Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras), Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) e Profª Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê Mirim).
FONTE: PREFEITURA CARAGUATATUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário