quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Papa Francisco responde carta de estudante de 15 anos de São José, SP


'Comecei a me embaralhar e nem conseguia ler direito', diz Bruno Gabriel. 
Mensagem do Papa fala sobre a Jornada Mundial da Juventude e de fé.

Carta Papa Francisco - São José dos Campos (Foto: Carlos Santos/G1)

Bruno Gabirel, de 15 anos, mora em São José dos Campos e enviou uma carta ao Papa Francisco em junho. A resposta chegou em setembro com uma mensagem do pontífice. (Foto: Carlos Santos/G1)

Receber uma carta nunca foi tão especial para o estudante Bruno Gabriel, de 15 anos. O adolescente, que mora em São José dos Campos (SP), não esperava resposta quando escreveu para o Papa Francisco, em junho deste ano, e ficou surpreso ao ter em mãos uma mensagem do pontífice, enviada diretamente do Vaticano. Na carta, Francisco fala sobre sua passagem pelo Brasil e por São José e abençoa o jovem e sua família.

A ideia da carta surgiu com a admiração de Bruno pelo novo pontífice, desde sua nomeação para a sucessão de Bento XVI. "Quando (ele) foi nomeado Papa senti desejo de mandar carta para ele, devido as suas atitudes. O que mais me encanta nele é sua humildade", diz.

Na época, Bruno aproveitou a proximidade com o então bispo da diocese de São José dos Campos, dom Moacir Silva, para tentar fazer com que sua mensagem chegasse às mãos de Francisco. Em junho, dom Moacir viajou ao Vaticano para receber a nomeação como arcebispo de Ribeirão Preto(SP) e levou a carta de Bruno, tendo a oportunidade entregá-la pessoalmente ao Santo Padre.

Carta - Dom Moacyr Silva (Foto: Carlos Santos/G1)
Reprodução da imagem que mostra o encontro de
Dom Moacir e Francisco (Foto: Carlos Santos/G1)

Na carta, Bruno descreve sua felicidade na escolha de dom Moacir como arcebispo, e relata também sua emoção com a nomeação de Francisco para o pontificado, além de suas expectativas para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho. "Escrevi falando sobre minha vida, o que eu faço na igreja e minhas alegrias na própria religião", conta o adolescente.

A resposta assinada pelo assessor do Vaticano, monsenhor Peter B. Wells, a pedido de Francisco, com data de 26 de agosto, fala sobre a passagem do Papa no Brasil e em São José dos Campos, em julho, onde desembarcou antes de seguir para o Santuário Nacional de Aparecida. A mensagem também reforça o desejo de Francisco para que o jovem mantenha sua fé e abençoa sua família.

"Em retribuição, o Santo Padre reza por você e pelas pessoas que lhe são queridas, ao mesmo tempo que paternalmente exorta a cada um a procurar viver sempre mais como um discípulo missionário, reconhecendo que cada batizado é um Campo da Fé - um Campo Fidei - de Deus, que deve estar pronto a responder o chamado de Cristo", diz trecho da carta.

Mensagem
"A carta chegou em setembro na paróquia e quando o padre me disse que tinha chegado, falei que estava indo buscar na hora. Eu não esperava resposta. Comecei a me embaralhar e nem conseguia ler direito. Foi um momento da minha vida em que Deus falou comigo e disse: ‘continue firme, persevere’. Sempre temos que buscar ser exemplo para outras pessoas", afirma.

Religioso desde criança e dedicado com atividades na paróquia, Bruno espera realizar um sonho ainda maior. "Quero conhecer o Papa Francisco ainda mais de perto. Eu vi ele na Jornada Mundial da Juventude, mas quero ir a Roma. Meu desejo é beijar suas mãos e tocá-lo. Ele é muito abençoado", diz.

Já a carta, deve ser emoldurada, na tentativa do estudante eternizar a mensagem de Francisco. "Materialmente não tem nenhum valor, mas vai ser uma lembrança emocional e espiritual. Daqui alguns anos será uma carta que vou ler e sempre me dará forças. É muito difícil explicar e emoção que sinto", diz.

(*) Colaborou Daniel Corrá
FONTE: Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário