quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Caraguá ganha Prêmio Ações Inclusivas



Caraguá recebeu na noite da última quarta-feira (12), o Prêmio Ações Inclusivas com o projeto “Praça Sensorial”. A premiação foi concedida pela secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em cerimônia realizada na sede, em São Paulo.
O município ficou entre os cinco primeiros na categoria governamental. Concorreram ao prêmio 38 finalistas, após 140 inscrições válidas. Além dos melhores projetos governamentais, também foram premiados outros cinco projetos na categoria não governamental.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguá, Ivy Monteiro Malerba, e a terapeuta ocupacional da secretaria, Juliana Coelho Araújo Carvalho, receberam o troféu das mãos do presidente da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais, José de Araújo Neto. “O prêmio é um grande incentivo para a continuidade do nosso trabalho no próximo ano e comprova que o plano de governo, voltado para as pessoas com deficiência, está no caminho certo”, destacou Ivy Malerba.
O Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. A secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella disse que o prêmio reconhece e destaca as práticas bem sucedidas voltadas à inclusão social e a cidadania das pessoas com deficiência, no Estado. “Os municípios estão promovendo importantes progressos que beneficiam as pessoas com deficiência. O prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirmou a secretária.
O projeto “Praça Sensorial”, elaborado pelo Governo Municipal de Caraguá, apresentou um espaço com paisagismo e estrutura que estimulam a participação das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A praça, que está com obras em andamento no bairro Cidade Jardim, possui recursos adaptados para estimular a audição, visão, olfato e o tato, com a utilização da academia de ginástica, trilha sensorial, playgrounds, espaço para jogos e quadra esportiva.
Prêmio Selo Cidade Cidadã – A secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência de Caraguá Ivy Malerba também recebeu hoje (13) o Prêmio Selo Cidade Cidadã, em solenidade realizada no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Caraguá foi uma das cidades selecionadas para receber a premiação oferecida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O Prêmio Selo Cidade Cidadã foi concedido a Caraguá pelo projeto “Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos”, e engloba várias ações já implementadas.
Fonte PREFEITURA DE CARAGUATATUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário