quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Operação Cata-Treco marca ações de combate à Dengue em Caraguá



Na Semana Estadual de Mobilização Contra à Dengue, de 19 a 23 de novembro, Caraguá promove ações contra mosquito bairro a bairro. As estratégias, realizadas desde outubro, incluem arrastões, com retiradas de possíveis criadouros da Dengue; seguidos da Operação Cata-Treco, que recolhe objetos propícios à proliferação do mosquito.
O coordenador de controle da Dengue e biólogo, Ricardo Fernandes Sousa, informou que o foco da semana são os bairros Jardim Primavera e Tinga. “No Jardim Primavera, realizamos controle químico, com aplicação de inseticida, em função de um caso confirmado no local. Já no Tinga, houve controle mecânico em todas as casas e comércios, com arrastões e eliminação de criadouros”, comunica.
No sábado (24), a Operação Cata-Treco será no Tinga. A secretaria de Serviços Públicos fará o recolhimento de objetos que podem acumular água. Os moradores devem colocar estes materiais em frente às residências para serem coletados.
Sousa explicou que o arrastão concretiza toda a fase preparatória para o Cata-Treco. Estas operações foram iniciadas em outubro deste ano e já passaram pelo Centro, Estrela D’Álva, Caputera, Rio do Ouro e Jaraguazinho. Em cada local, a equipe de combate à Dengue realizou o controle mecânico em todas as residências e no comércio. No dia 1º de dezembro, o bairro Perequê-Mirim recebe as últimas ações de prevenção.
De acordo com o coordenador de controle da Dengue do município, as atividades preventivas devem ser feitas agora para eliminar criadouros e evitar dificuldades em fevereiro e marçode 2013.
Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá, desde janeiro deste ano, foram registrados 747 casos suspeitos; sendo 172 positivos, 522 negativos e 46 aguardam resultados.

Fonte Prefeitura de Caraguatatuba
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário