terça-feira, 23 de outubro de 2012

Petrobras quer concluir expansão do terminal de Caraguatatuba até 2014


A Petrobas finaliza no início de 2014 a ampliação da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), no litoral paulista, afirmou o gerente-geral da Unidade de Petrobras para a Bacia de Santos, José Luiz Marcusso. A oferta de recepção de gás vai crescer 11%, dos atuais 18 milhões de metros cúbicos por dia para 20 milhões de metros cúbicos diários.
O grande benefício será o aumento da capacidade para tratar o gás oriundo do pré-sal da bacia em 67%, saindo de 6 milhões de metros cúbicos por dia para 10 milhões de metros cúbicos. 'Hoje estamos limitados porque o gás do pré-sal tem uma riqueza alta. A presença de CO2 e o mix que a gente faz não permite mais que isso', revelou Marcusso nesta quarta-feira, em Santos (SP), durante evento da indústria de petróleo e gás.
Desde o início das descobertas dos campos do pré-sal, a alta concentração de CO2 representava um desafio à Petrobras. A estratégia usada pela empresa para separar o CO2 tem sido reinjetá-lo num poço específico para essa finalidade.
A expansão da UTGCA, cujo investimento o executivo não revelou, teve início em março deste ano. A ampliação está dividida em duas fases, a primeira ficará pronta em julho de 2013; a segunda, ainda no primeiro trimestre de 2014. Entre as principais adequações está a ampliação do parque de equipamentos.
Fora da UTGCA, a Petrobras seguirá com obras até 2015. 'Serão construídos dois dutos até a Revap [Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos, SP] para levar GLP e C5+ [derivados] e obras dentro da Revap', disse Marcusso.
Segundo o executivo, a produção da Bacia de Santos hoje está em 135 mil barris de petróleo por dia, considerando a Petrobras e a fatia dos parceiros - menos do que os 140 mil barris estimados pelo executivo há pouco mais de dez dias ao Valor. 'Encerramos agora o sistema de produção antecipada de Iracema Sul, então agora está um pouquinho menor', explicou Marcusso. Já a produção de gás vem aumentando. Hoje, estão sendo entregues cerca de 12 milhões de metros cúbicos por dia na costa do Estado de São Paulo, sendo 10,5 milhões na UTGCA e 1,5 milhão na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.

Fonte G1
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário