terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ações voltadas ao trânsito visam melhorias em Caraguá


Ampliação no número de fiscais de trânsito, melhorias na sinalização e intensificação da fiscalização nas ruas são algumas medidas adotadas pela secretaria de trânsito de Caraguá com o objetivo de reduzir o número de acidentes, facilitar a vida dos pedestres e motoristas e evitar a imprudência do cidadão no trânsito.

Circular de bicicleta pelas ruas de Caraguá também ficou mais fácil. Atualmente, a cidade tem 27 mil metros de ciclovia e 1.950 metros de ciclofaixa, na qual carros e bicicletas utilizam a mesma via separadas apenas por uma faixa que indica por onde o ciclista deve fazer o trajeto.

As ruas e avenidas da cidade também contam com mais fiscalização devido ao aumento no número de agentes. Em 2011 havia apenas 30 fiscais e, este ano, está com 41. Seis radares eletrônicos ajudam na fiscalização da Avenida da Praia.

Para o trabalho diário as equipes são distribuídas em duplas. As atividades de rotina dos agentes são: travessia escolar, auxílio nas travessias de pedestres, sinalização e desvios para realização de obras e eventos, fiscalização em pontos estratégicos para garantir a fluidez do tráfego, escoltas de cargas excedentes, vistorias técnicas, apoio a usuários de veículos que apresentam problemas mecânicos, socorro à pessoas com problemas de saúde, apoio à Polícia Militar, autuação e apreensão no caso de veículos com som excessivo, entre outros.

Um levantamento estatístico realizado pela secretaria municipal de Trânsito comparou os dados do 1º semestre de 2011 com o mesmo período de 2012, e constatou que as infrações com maior número de multas foram: excesso de velocidade, o não uso do cinto de segurança e falar ao celular enquanto dirige.

Em relação aos acidentes com vítimas nas vias públicas municipais, houve uma queda de 132 no ano de 2011, para 114 em 2012. As ocorrências envolvendo bicicletas diminuíram de 31 para 26.

Confira as ruas com ciclovias e ciclofaixas:

Ciclovias

Avenida José Herculano e Avenida Rio Branco (SP/55 no trecho da Dicico até a divisa com Sebastião) – 10.600 metros

Avenida Campos Salles (SP/99) – 2.400 metros

Avenida Castelo Branco (SP/55 – no trecho entre o final da Rua Altino Arantes até a entrada do Casa Branca) – 2.500 metros

Avenida Guilherme de Almeida (Morro do Algodão) – 400 metros

Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Praia das Palmeiras) – 1.850 metros

Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Praia do Indaiá e Aruan) – 3.350 metros

Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Centro) – 2.350 metros

Avenida Dr. Paulo Ferraz da Silva Porto – 1.450 metros

Avenida Dr. Aldino Schiavi – 1.400 metros

Avenida Emiliano Campedelli – 700 metros

Ciclofaixas

Avenida Prisciliana de Castilho – 850 metros

Avenida Frei Pacífico Wagner – 400 metros

Rua Nove de Julho – 250 metros

Rua Engº Jair Nunes de Souza - 450 metros

Fonte Prefeitura de Caraguatatuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário