Após uma série de reclamações da direção da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, com relação ao déficit do repasse financeiro feito pela atual administração, o governo estadual decidiu interferir e por determinação do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, nos próximos dias uma auditoria deverá ser iniciada em todo o hospital para a verificação de despesas e repasses feitos à filantrópica. A informação foi confirmada no início da tarde de ontem pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde.Na última sexta-feira, logo após a inauguração do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Madre Tereza de Calcutá, Cerri fez uma visita à filantrópica com o intuito de verificar a situação e apontar algumas medidas.Com a determinação da chegada de um auditor do Estado e sem data para encerrar os trabalhos, somente depois desta conclusão é que será possível agendar uma nova reunião entre as partes interessadas e apontar qual a melhor maneira de tocar a instituição.Ainda de acordo com a Assessoria de Imprensa, este tipo de procedimento chega a ser comum quando há divergências entre o poder público e a filantrópica e é solicitada a ajuda do Governo do Estado para intervir. No último dia 2, a direção da Casa de Saúde Stella Maris, encaminhou um comunicado oficial noticiando as possíveis dificuldades financeiras enfrentadas pela unidade médica em virtude da falta de repasse feito pela Administração Municipal. De acordo com o documento, o hospital solicitou ao município o repasse de recursos no valor de R$ 2,1 milhão, durante os três meses de temporada, e R$ 1,9 milhão nos demais meses, o que, segundo a direção, não foi aceito, sem qualquer justificativa.No dia seguinte a este comunicado, a Administração Municipal de Caraguatatuba se defendeu encaminhando a todos os veículos de comunicação uma Nota Oficial esclarecendo o posicionamento da diretoria da filantrópica e contestando as informações contidas no comunicado da instituição. Na nota, a Administração afirmou ter reajustado o convênio com a entidade – que anteriormente recebia R$ 1,3 milhão – em R$ 1,5 milhão efetuando ainda, pagamento a mais sobre este montante, no valor de R$ 657 mil referente aos meses de junho de 2010 a janeiro de 2011.Há quem garanta que todo o processo de reclamações feito pela instituição referente ao valor do repasse deve-se ao fato de o prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) ter anunciado a construção de um Pronto Socorro Municipal para o atendimento da população e, com isso, o convênio entre Prefeitura e Casa de Saúde não mais seria necessário já que o gerenciamento da urgência e emergência – hoje de responsabilidade da filantrópica – passaria a ser do município. “Nós temos de buscar alternativas de tentar melhorar cada vez mais a qualidade da saúde de nossa cidade que sofre com uma série de problemas. Estamos tentando fazer uma ação em conjunto com o Governo do Estado para garantir mais investimentos para a Saúde de Caraguá que vive em seu limite”, afirmou. (J.C)Fonte: Jornal Imprensa Livre
ACESSE: http://www.caraguaonline.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário