Menor preço apresentado definirá as vencedoras; proposta da Dersa é transformar a Tamoios em uma rodovia modeloA disputa pela obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99) se resume agora a 13 empresas --quase metade das 25 ‘gigantes’ da construção civil que concorreram pelo serviço.A informação foi divulgada ontem em edital da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Agora, vence quem cobrar o menor valor para realizar o serviço previsto para começar em março.De acordo com a Dersa, as finalistas foram escolhidas com base na documentação e a metodologia apresentadas. O último edital para apresentação da proposta comercial deve ser publicado em março, se não houver recurso das empresas desqualificadas. Crivo. O crivo da Dersa tirou de fora da concorrência grandes empresas do país como a Carioca Christiani e Nielsen Engenharia.Outras grandes empresas do setor continuam no páreo como a Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Camargo Corrêa. A Andrade Gutierrez doou R$ 19,2 milhões para as eleições do PSDB nas eleições de 2010.As obras estão divididas em dois lotes --o primeiro, que vai do km 11, em São José, até o km 35, em Paraibuna, e o lote 2, que vai do km 35 ao km 60, ambos em Paraibuna. As obras de engenharia para os dois lotes estão estimadas em cerca de R$775 milhões.Das 13 empresas finalistas no processo licitatório, três estão interessadas em fazer somente o primeiro lote e duas querem executar o segundo. Ao todo, oito concorrem pela execução dos dois lotes. Projeto. O projeto prevê que uma nova pista seja construída ao lado da atual e prevê apenas duas mudanças de traçado --uma na curva da Rosa Mística, que terá seu raio de curva ampliado do lado oposto de quem está se dirigindo ao Litoral Norte. A segunda ocorre na ponte entre os kms 26 e 28.De acordo com a Dersa, as obras vão transformar a Tamoios em uma rodovia modelo. A proposta é implantar na pista novos recursos de segurança como a sinalização antiofuscante, que evita que o farol do veículo sentido contrário prejudique o motorista. Também está prevista a construção de passarelas e barreiras de concreto nas margens do acostamento para evitar que os carros invadam a pista usada pelos pedestres.As obras devem durar cerca de 20 meses, até novembro de 2013, e vão gerar impactos no tráfego da rodovia como interdições parciais em alguns trechos e mudanças de acessos.Principal acesso às cidades do Litoral Norte, a Tamoios recebe hoje cerca de 12 mil carros por dia. A previsão é que o tráfego diário supere os 30 mil veículos em 2035. Estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicado no final do ano passado põe a Tamoios como a pior estrada doVale doParaíba. SAIBA MAISLote 1CONCORREM 3 EMPRESASConsórcio Construcap (Heleno &Fonseca) Mendes Júnior Trading Engenharia Construtora CR Almeida Engenharia de Obras *O Lote 1compreende o trecho entre os Kms 11,5,em São José,e o Km35,8, Paraibuna Lote 2CONCORREM 2 EMPRESASConstruções e Comércio Camargo Corrêa Galvão Engenharia S.A *Lote 2 compreende o trecho entre os kms 35,8 ao 60, 48, ambos em Paraibuna Lote 1 e 2CONCORREM 8 EMPRESAS Consórcio Litoral Norte (Delta Construções e Sobrenco Engenharia) A.R.GLTDA Construtora Andrade Gutierrez Consórcio Desenvolvimento Litoral Norte (Construtora Cowan e EIT Engenharia) Constran S/A Consórcio Tamoios(Construtora Noberto Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan S.A) Consórcio Encalso *As obras de engenharia para os dois lotes estão estimadas em R$775 milhões.
Fonte: Jornal O Vale
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