A . P . C .

3º Festival Internacional de Música de Caraguá oferece 
atividades pedagógicas gratuitas nesta semana


Os interessados poderão participar de master classes de
técnicas vocais e performance com o cantor Russo
e de regência com o maestro Sérgio Igor Chnee

Começa nesta quinta-feira (3/11) a terceira edição do Festival Internacional de Música de Caraguatatuba. O evento é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Até o dia 12/11, além de apresentações artísticas de músicos renomados, a extensa programação do festival oferece atividades pedagógicas gratuitas abertas ao público.  
Na quinta-feira, dia 3, o cantor e multi-instrumentista Russo ministrará às 14h, no Teatro Mario Covas, uma aula aberta de técnicas vocais e performance. Com 20 anos de carreira, o público fica extasiado ao ver a interação entre voz, violão de dois braços (de 6 e 12 cordas), pandeiro (que o artista toca com o pé), gaita e cazoo (instrumento utilizado pelos negros em New Orleans, que emite um som de trompete e chama a atenção por ser um simples bocal de garrafa pet). Além da fusão de rock clássico, blues e jazz seu trabalho destaca também suas imitações incomparáveis de Janis Joplin e Louis Armstrong. Classificação 12 anos.      
Já no sábado, dia 5, das 9h às 18h, no Centro Cultural do Sumaré, o maestro Sérgio Igor Chnee ministrará um master class de regência para atuar em orquestras, bandas e corais. O músico é diretor artístico do Festival Internacional de Regência Sergio Chnee (FIRSC). Na Rússia, estudou regência no Conservatório de São Petersburgo. Transferiu-se para a Sibéria, onde se graduou Regente Sinfônico e de Ópera. Realizou turnês internacionais dirigindo a Orquestra de Câmara Jovens Virtuoses da Sibéria, Orquestra Filarmônica de Omsk e Orquestra Filarmônica de Câmara de Novossibirsk (Rússia), entre outras. Classificação 14 anos.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá, e o Centro Cultural do Sumaré está na Av. Siqueira Campos, nº 470, na Praça São Sebastião. Mais informações: (12) 3897.5661. 
FONTE. FUNDACC

Os Jogos do Litoral Norte


Os Jogos do Litoral Norte (Jolin) retornam à região em abril de 2015 com a participação de atletas das quatro cidades em modalidades ainda a ser definidas. Os secretários de esporte das quatro cidades estiveram em reunião nesta sexta-feira (26/09/2014) em Caraguá, cidade sede do evento, para falar sobre o assunto.
O objetivo dos jogos, segundo a secretaria de Esportes de Caraguá é fortalecer as políticas públicas esportivas implementadas nas secretarias de Esportes do litoral norte e regionalizar competições esportivas.
Ainda de acordo com a secretaria, o evento será um preparatório para os Jogos Regionais e outras competições regionais e estaduais; irá minimizar custos com arbitragem e transporte; atenderá as demandas de jogos das categorias menores - inclusive de escolinhas; destacará a região no cenário esportivo e irá atrair investidores e parceiros na realização de eventos esportivos.
O secretário de Esportes de Caraguá, Luiz Carlos de Melo Cardim, avalia que a integração entre as quatro cidades será a melhor forma de treinar os atletas locais e conter gastos com viagens.
“Em estudos, analisamos os valores gastos com taxas de arbitragem e gastos com viagens que temos e sabemos que as demais cidades também têm e concluímos que valerá a pena investirmos novamente no Jolin”, disse.
Nas outras cidades, as secretarias também são favoráveis à iniciativa. O secretário de Esportes de Ubatuba, José Carlos Savioli Papp, afirma que a volta do Jolin irá fomentar o esporte local e agregará ganhos à economia e à logística de treinamento dos nossos atletas. “Isso fará com que o Litoral Norte passe a ter referências maiores, além de suas praias e dos royalties”, disse.
O secretário de Esportes de Ilhabela, Flávio César, afirmou que o Jolim irá facilitar o intercâmbio entre as quatro cidades e contribuirá muito com a evolução dos atletas; além de prepará-los para os Jogos Regionais.
Para o secretário de São Sebastião, Fábio Figueiredo Lopez, a união entre as quatro cidades é um fator fundamental. “Neste momento, o esporte é uma ferramenta de inclusão e o Jolin virá para trazer a união entre nossas cidades que é de extrema importância”, disse.
O próximo encontro entre as secretarias de Esporte do Litoral Norte para falar sobre o evento será no dia  15/10/2014  para a criação do comitê organizador com representantes dos quatro municípios.           
Fonte: www.imprensalivre.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário