domingo, 23 de outubro de 2016

Espetáculo de Dança “Yebo” encerra programação do 10º Litoral Encena neste sábado em Caraguá


A Gumboot Dance Brasil realizará no mesmo dia, no Teatro Mario Covas,
uma oficina de dança gratuita


Encerra neste sábado (22/10) a décima edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba. Logo após a cerimônia de encerramento, que será realizada às 20h30, no Teatro Mario Covas, o público poderá assistir ao espetáculo de dança “Yebo” com a companhia Gumboot Dance Brasil, de São Paulo. A entrada é franca.

Gumboot Dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. “Yebo” aborda a exploração, tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Segundo Rubens Oliveira – entusiasta dessa técnica no Brasil – havia diversas simbologias que simplificavam essa comunicação como a “saudade da família”, o trem que os conduziam às minas e a própria iniciativa em se divertir por mais que estivessem em condições insalubres de trabalho. “A coerência de sons e ritmo foi amadurecendo e aos poucos transformaram a ‘comunicação das botas’ em dança”, sintetiza o bailarino. Mais cedo, no sábado, a Gumboot Dance Brasil realizará na sala de dança do Teatro uma oficina gratuita. A atividade é aberta ao público.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá, em Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897.5661.  
Sobre o Litoral Encena

Além de Caraguá, cidade-vórtice da mostra, os municípios de Lagoinha, Monteiro Lobato e Paraibuna, também receberam uma extensa programação gratuita com mais de 30 apresentações artísticas nas mais variadas linguagens.
FONTE. FUNDACC

Nenhum comentário:

Postar um comentário