sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caraguá entra na terceira edição


Caraguá promove entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro o 3º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência. O evento é alusivo ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência e terá uma série de atividades como palestra, passeata, gincana, teatro, oficina esportiva, música e um bate-papo com o ex-baterista do grupo O Rappa, Marcelo Yuka.

Na quinta-feira (29/11/2012), a partir das 18h30, comerciantes, empresários e comunidade podem participar da “Mesa Redonda: Empregabilidade e Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência”, no Hotel Mar, no Sumaré. O debate será coordenado pela chefe de seção e Integração da Sociedade Civil, Rejane Carvalho.
A eleição para as quatro vagas da comunidade no Comdefi (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) será na sexta-feira (30), a partir das 18h30, no Teatro Mario Covas. Os interessados podem se inscrever na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso até o dia 29 de novembro ou pelo telefone 0800-774-7055.
Em seguida, às 20h, haverá a peça “O grande viúvo”, de Nelson Rodrigues. No palco, a Companhia Caleidoscópio convidará o público para uma experiência sensorial, com uma encenação no escuro. Os ingressos são limitados e podem ser retirados na bilheteria do teatro das 9h às 18h, no dia 30.
No sábado (1º), às 9h, a passeata “Ser diferente é normal” sai da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, na Avenida da Praia, e segue para a Praça Cândido Motta, onde haverá uma série de atividades. No local da chegada, entre 10h e 13h, haverá as apresentações do Funk da Inclusão, com os estudantes da Emef Profª Antonia Antunes Arouca; de dança com alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); contação de história, com Maria Venture e Guilherme Ivanes; Charles Chaplin, com a Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguá; do coral dos alunos da Emef Carlos Altero Ortega; e roda de capoeira; além da campanha de orientação e sensibilização do comércio com Cia Popatapataio. O Projeto Praia Acessível funcionará na Praia do Centro, das 8h às 17h, de sexta a domingo.
A tarde do domingo (2) será marcada pela Gincana Inclusiva, das 13h às 15h, na Praça Ton Ferreira. Uma academia de ginástica com aparelhos adaptados será inaugurada ao lado da quadra de tênis. A outra atração do dia é a Oficina de Hard Core Sitting, das 15h às 18h, na pista de skate. O esporte, praticado sobre uma cadeira de rodas, mistura BMX freestyle com skate.


Na segunda-feira (3), a Virada Inclusiva encerra as ações que celebram o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Teatro Mario Covas. A programação começa às18h30. Entre as atrações estão as premiações do concurso de desenho e da gincana inclusivos, a formatura simbólica e apresentação da 1ª turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o bate-papo com o ex-baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, disse que o objetivo do Fórum Inclusivo é sensibilizar a sociedade sobre o tema. “A proposta também visa desassociar a imagem da pessoa com deficiência da incapacidade ao mostrar exemplos de superação”, explica.
O 3º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi).
Virada Inclusiva
Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro será promovida a 3ª edição da "Virada Inclusiva - Participação Plena".
Inspirado nas Viradas Cultural e Esportiva, o evento oferecerá mais de 800 atividades de cultura, esporte e lazer em mais de 80 cidades do Estado de São Paulo, com a participação de pessoas com e sem deficiência.
O objetivo é defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas. A iniciativa procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência na vida política, social, econômica e cultural.
A Virada Inclusiva envolve órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conta com a participação voluntária de pessoas e grupos do universo artístico e esportivo.
Programação da 3º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caraguá
Dia 29 (quinta-feira)
18h30 – Mesa Redonda: Empregabilidade e Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência
Local: Hotel Mar – Rua São José dos Campos, 159 – Sumaré
Público-alvo: comerciantes, empresários e sociedade
Dia 30 (sexta-feira)
18h30 – Eleição de membros da sociedade civil no Comdefi (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência)
Inscrições: secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso até o dia 29/11 ou no telefone 0800-774-7055
20h – Companhia Caleidoscópio: “O grande viúvo”, de Nelson Rodrigues/
Local: Teatro Mario Covas/ ingressos limitados para serem retirados até às 18h do dia 30
Dia 1º (sábado)
9h – Passeata alusiva ao dia de luta da Pessoa com Deficiência
Tema: “Ser diferente é normal”/ Saída da Praça Diógenes Ribeiro de Lima e chegada na Praça Cândido Motta – série de atividades, campanha de orientação e sensibilização do comércio com Cia Popatapataio
10h – Funk da Inclusão, com os alunos da Emef Profª Antonia Antunes Arouca
10h30 – Apresentação de dança com alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional)
11h – Contação de História, com Maria Venture e Guilherme Ivanes
11h30 – Charles Chaplin – Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguá
12h Canto Coral, com os alunos da Emef Carlos Altero Ortega
12h30 – Capoeira
Dia 2 (domingo)
13h às 15h – Gincana Inclusiva/ Local: Praça Ton Ferreira – inscrições na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou no telefone 0800-774-7055 – inauguração da academia inclusiva
15h às 18h – Oficina de Hard Core Sitting (esporte radical que mescla BMX freestyle com Skate, praticado sobre uma cadeira de rodas)/ Local: Pista de Skate
Dia 3 (segunda-feira)
Virada Inclusiva “Participação Plena”
Manhã e tarde: Parada Inclusiva nas escolas municipais: momento de reflexão com os alunos sobre a integração da pessoa com deficiência à sociedade
18h30 – Comemoração Oficial do Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência/ Local: Teatro Mario Covas
-premiação do Concurso de Desenho e da Gincana Inclusivos, Formatura simbólica e apresentação da 1ª turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais)
- Bate-papo com Marcelo Yuka, músico fundador e ex-baterista da banda O Rappa
De 30/11 a 2/12
Projeto Praia Acessível: Praia do Centro, das 8h às 17h

Fonte Prefeitura de Caraguatatuba
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário